Reforma política para Tramandaí

2 março, 2007

Algo que está bem estranho e indefinido em Tramandaí, é como os vereadores sem partido irão se comportar até outubro desse ano. A legislação eleitoral existente, obriga a todo cidadão que queira se candidatar a algum cargo público, esteja filiado a algum partido político a no mínimo 1 ano antes da eleição.

Em Tramandaí, possuímos alguns vereadores que se elegeram por certos partidos e depois simplesmente pediram a sua desfiliação.

O que está em pauta na câmara dos deputados em Brasília, é a tão aguardada reforma política.

Uma das mais pedidas mudanças, tem a ver com duas palavrinhas que políticos de todo o Brasil, assim como alguns vereadores de Tramandaí não conhecem! Ela se chama: Fidelidade Partidária.

Se tudo andar como planejado pelos deputados, as novas regras já estarão valendo para as próximas eleições municipais de 2008. Isso acontecendo, os vereadores de Tramandaí quando resolverem mudar de partido, não vão só deixar de pagar a contribuição partidária mas também irão perder seus mandatos.

Notícias melhor que essa, só quando o TSE diminuiu o número de vereadores da cidade de 15 para 9. (Alguém sentiu falta dos 6 vereadoras que tínhamos sobrando?)

3 Responses to “Reforma política para Tramandaí”

  1. hilario Says:

    legal isso… essa gente (os vereadores) ao meu intender nao sao politicos de verdade ma gente que ganha em cima do povo, o negocio è o salario…. quanto a fidelidade partidaria, seria uma otima oportunidade para acabar com as compras de votos e cargos, pois è isso que acontece! bom pra ter uma ideia, a vereadora do imbe nilza godoy no orkut esta escrito….orientamento politico: depende.
    mas como, li mau? uma vereadora que escreve o seu orientamento politico neste modo? nao entendo… nao tem uma base politica? nao leu nenhum filosofo, ou homem politico historico que se identifique??? nao entendo!!!

  2. rogerio caldieraro Says:

    Caro amigo, concordo com voce que o STF fez bem em diminuir o número de vereadores, mas o que não entendo é porque não diminuiu também o repasse para os Legislativos. Ai é que está o problema. Se tivessem permanecido ocm o mesmo número de vereadores (15) e apenas diminuido o repasse da verba, o salário de cada um dos legisladores teria diminuido e consequentemente muitos “profissionais da política” não teriam concorrido. Infelizmente isso não aconteceu e como a verba continuou a mesma, aliás, aumentou, as viagens aumentaram também, pois eles não se satisfazem somente com os valores que recebem no final do mês para trabalhar meia dúzia de horas, tem que buscar um pouco mais nas diárias fora do Estado. R$ 380 reais já é um salário mínimo que 65% da cidade de Tramandaí recebe por mês e eles, os políticos recebem por dia fazendo turismo em Santa Catarina.

  3. José Oliveira Says:

    O vereador é um representante do povo, e como tal deve tomar desisões e ter posições que contemplem aqueles que ele representa, o que por muitas veses bate de frente com os interesses de quem governa e de seu partido, como foi o caso da taxa de iluminação pública, da CPI da Merenda Escolar, etc… de que lado fica o representante da grande maioria do povo que é contra a taxa e a favor da CPI e seu ex partido instituiu a taxa e barrou a CPI. Fidelidade Partidária é coisa séria e deve ser implantada, porém o detentor de cargo eletivo por uma sigla deve ter a oportunidade de se afastar quando a mesma não cumpre com seu programa de governo, pois quando em campanha o candidato eleito não falou que iria aumentar a carga tributária do contribuinte, que não deixaria a camara investigar casos de desvio de dinheiro público, que não daria reposição salarial aos funcionários publicos, que deixaria a cidade num caos, que não investiria os royaltes da Petrobras em obras de infraestrutura e que transformaria a Prefeitura em um Grande cabide de emprego.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: